Temática do projeto: 

Em Porto de Pedras a prefeitura organizou o evento na praia do Patacho e teve o apoio de Instituições como ICMBio. Devido a falta de apoio de políticas publicas de limpeza e educação ambiental em outros povoados de Porto de Pedras e, em respeito a ação oficial, o Povoado de Tatuamunha realizou a ação no domingo, dia no qual as praias e rio Tatuamunha mais sofre com festas, ônibus de turismo, pic-nic que provoca um impacto devido ao som alto e resíduos de toda a ordem na Boca do Rio. 

Histórico do projeto: 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um evento que acontece anualmente em todo o mundo, m váriasempre no terceiro sábado de setembro. O movimento faz parte do World Cleanup Day® e do International Coastal Cleanup®, movimentos internacionais que já envolveram milhões de voluntários em mais de 190 países. Em 2023 o dia 17 de setembro foi dedicado a limpeza es regiões e municípios. 

Sobre o projeto

O Instituto Tatuamunha durante a semana anterior e em outros momentos durante o ano, realiza oficinas de educação ambiental com as crianças de Tatuamunha. As oficinas envolvem desde aulas práticas de fotografia com o levantamento do lixo descartado no mangue, rio, por toda a APA – Santuário do peixe-boi. A oficina que preparou o mutirão foi dedicada a fazer pesquisa sobre a decomposição dos dejetos que mais encontramos e criar cartazes e frases que foram levados na ação do dia 18.09. 

Colocamos cartazes em estabelecimentos comerciais para chamar a população e conversamos com a população sobre a importância da ação. 

Constatamos que poucas pessoas se interessam pelo tema e frase como: “ Quem sujou que limpe, não sou lixeiro”, foi ouvida durante as conversas. As atitudes ratificam a postura da população de extremo individualismo e a incipiente consciência ambiental e, por isso de zelo pelo local de residem e uma postura errada com relação a limpeza, condicionamento do lixo caseiro nas lixeiras da prefeitura (inapropriadas ao local). 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é muito importante se estiver ligado a um projeto maior de Educação Ambiental que deve ser transversal ao currículo escolar, como proposta de turismo do município e formação dos profissionais que trabalham no turismo e hotelaria.  

Nesta proposta mais ampla em sistêmica, O Instituto Tatuamunha, dará continuidade as oficinas voltadas a conscientização ambiental. Para dar uma devolutiva aos voluntários que participaram em 18.09 da limpeza propomos um evento no Sítio Capoeira -Tatuamunha – APA, com exposição fotográfica, roda de conversa, apresentação das crianças e projeção de filme a fotografias. 

Quantas pessoas já foram beneficiadas pelo projeto?  

O projeto beneficia o bem estar dos turistas visitam, os moradores que frequentam o local, uma vez que a paisagem está livre de resíduos, plásticos, garrafas e outros projetos de degradam a beleza natural.. esse local de um intenso fluxo de turistas e visitantes nos fins de semana, trata-se de um local turísticos.   

Write A Comment