Temática do projeto: Cultura e Desenvolvimento Sustentável. 

Oficinas criativas para estamparia em tecido com recursos naturais e simples como folhas de batata doce, vários tipos de folhas que se transformam em carimbo a ser aplicado no tecido.  

Histórico do projeto: 

A técnica de estamparia em tecidos utilizando carimbos feitos de recursos naturais como folhas das árvores nativas. É uma proposta de criação simples, com recursos mais baixos e, além dessa justificativa que viabiliza a aplicação em diferentes contextos, há como proposta artística despertar nas alunas um novo olhar para recursos naturais, que são fartos no litoral norte de Alagoas, principalmente no Povoado de Tatuamunha, como folhas, flores e conchas.  A seleção dos materiais para criar os carimbos, o estudo de sua forma, cor e potencial de design para a estampa traz para as alunas outra perspectiva de ver a natureza. 

Sobre o Projeto

O INSTITUTO TALHAR em parceria com o Ateliê LIBELULAS apresenta seu novo projeto dentro os eixos temáticos: Cultura e Desenvolvimento Sustentável. 

São oficinas voltadas para ESTAMPARIA EM TECIDO COM ECO CARIMBOS a serem realizadas na cidade de Porto de Pedras Povoado de Tatuamunha, para mulheres de baixa renda.  

As alunas recebem do INSTITUTO TALHAR, as aulas, o material utilizado durante as oficinas e, se produzirem peças com os tecidos terão o incentivo do ATELIÊ LIBELULA para vender os produtos. 

A possibilidade de criar, produzir e estarem reunidas no propósito de aprender e imergir no processo criativo é um contexto novo mesma para as que são artesãs, pois o material e proposta de estampa foge totalmente do tipo de produto feito na região. 

Além de estimular habilidades artísticas o projeto “ESTAMPARIA EM TECIDO COM ECO CARIMBOS” tem o proposto sustentável da economia criativa e economia social, pois abre a possibilidade de geração de renda com a venda dos produtos criados pelas alunas. 

Público alvo do projeto: 

Mulheres e homens de baixa renda do Município de Porto de Pedras. 

Pessoas beneficiadas pelo projeto:  

Grupos de 10 pessoas por turma (até 3 turmas por semana) com aulas uma vez por semana em um período de 2 meses.  

Write A Comment